Especialidades

Orientação

A Psicoterapia de Orientação Psicanalítica é uma abordagem que tem como pressupostos teóricos a Psicanálise, mas que se diferencia desta basicamente pela técnica utilizada. Enquanto na Psicanálise o objetivo principal é a mudança da estrutura da personalidade, na psicoterapia o objetivo é mais modesto: visa o alívio do sintoma.

Terapia cognitivo-comportamental

A TCC busca identificar os sentimentos e padrões de pensamento que estão por trás de cada comportamento que traz sofrimento, e aprofunda sua atuação buscando crenças centrais e as histórias que levam o indivíduo se comportar de determinada maneira.

Psicoterapia

A psicoterapia, ou simplesmente terapia, surgiu a partir de conceitos da psicologia, que trabalha a partir do diálogo e da conversa as questões emocionais, oferecendo abordagens construtivas, conexão com o subconsciente e novas ferramentas para lidar com problemas de estresse, luto, ansiedade, transição de vida e carreira, relações interpessoais, entre outros.

Minha Abordagem

O que é psicanálise? Essa é uma pergunta que recebemos diariamente aqui na Vittude!

Trata-se de uma abordagem que trabalha profundamente o inconsciente, responsável pelas nossas atitudes que temos “em modo automático”. Essas podem chegar a desafiar a lógica e o bom senso. 

Para exemplificar, pense em todas as vezes que você disse “a partir de amanhã não vou mais fazer X coisa” e se pegou repetindo o comportamento sem perceber.

Ou quando falou algo que não queria e emendou um “é brincadeira” no fim para não parecer rude. O inconsciente é responsável por isso.

Sigmund Freud (1856-1939) foi fundador dessa abordagem e talvez o psicanalista mais conhecido, mas há outras escolas de pensamento que contribuíram para o movimento psicanalítico. 

 

© 2020 por Ana Cláudia, Ph.D.